Saturday, February 12, 2005

Mas.... mariposas?

Por que mariposas? Eu sei que vocês sabem que esses insetos são um tanto nojentos, peludos, cheios de poeira, com aspectos de coisa suja e envelhecida. Mas, apesar de tudo isso, amo mariposas. É que sinto uma compaixão irreprimível por elas. Me identifico, por vezes. Tão amaldiçoadas, são comparadas às borboletas, pássaros e outras criaturas aladas e, logo, excluídas.
Li numa reportagem que elas são mais numerosas que as borboletas, numa proporção de oito para um. Interessante, né? Algumas são gigantes, outras mais belamente coloridas que as suas primas.
Sabe aquelas que ficam meio sujinhas, acinzentadas? É que estão se adaptando ao ambiente encardido das ruas, vielas, cantos e postes imundos, cobertos de fuligem e poluição.
Definitivamente, mariposas são notáveis...
Escondidas sob a crosta asquerosa, nada mais são do que pedacinhos de ar, células, líquidos vitais e estrutura corpórea (...é que eu não sou nada boa em biologia) mas, enfim, praticamente igual e mim e o você.
É claro que há uma diferença fundamental. A consciência, a mente, a capacidade de raciocinar e de admirar-se com a simplicidade e estranha beleza da mariposa...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home